Thursday, December 07, 2006

REVOLTADA!

Não é história de Era uma vez...
Aconteceu hoje comigo mesmo apesar de me vangloriar de certas outras histórias ... BOAS!
E foi assim:
Pela "enésima vez um dos T. que conheço das algumas substituições que fiz na turma de 7o Ano pior da minha Escola (escrevo Escola porque é Escola e não escola!!!) estava sentado no banco corrido frente ao Cons. Exec.
Não é das minhas turmas mas já conheço a muitos pelo nome - só primeiro nome é certo mas UM NOME associado a uma CARA que me dá acesso a UMA PESSOA!
Sei como eles se portavam mal no princípio do ano.
Sei como eles se portam agora: de uma maneira IMPENSÁVEL!
Soube que tinha sido agressivo com uma empregada chegando quase ao ponto de violência física.
Vi-o ali sentado, de aparência indefesa mas de porte orgulhosamente orgulhoso.
Abeirei-me dele e perguntei-lhe : "Outra vez aqui ?" (Já cumpriu alguns dias de suspensão!).
A resposta que recebi foi uma agressiva e entaramelada tentativa de explicação.
Tentei chamar-lhe a atenção dizendo no fim "Não sejas puto, T."!
Recebi entre dentes um "carinho" em que ele usava essa mesma palavra no feminino!
Quis certificar-me que era aquilo que percebera e repeti o que lhe havia dito anteriormente.
Tive a certeza porque a repetiu mais alto e daí para a frente
surgiu agressividade real entre as duas partes acabando eu por me dirigir à sala dos D.T. onde se encontrava uma Directra de Turma preocupadíssima e uma mãe chorosa que ainda mais chorosa ficou quando lhe foi comunicado o que aconteceu.
O QUE SE PASSA COM ESTA GENTE?
São treze anos de ser humano a crescer que estiveram ali em REVOLTA.
Há coisas que nos ultrapassam e que acontecem entre eles nos bastidores.
Violência latente que leva a outra violência e por aí fora!
Isto é algo que está a assolar este País de lés a lés!
Não é problema de um só estabelecimento de Ensino ou de uma só localidade ou região!
É do País TODO!

É um microcosmo que reflecte o macrocosmo nacional, o macrocosmo Mundial!

Não quero fazer profecias mas acho que estamos num fim.

Que venha um NOVO PRINCÍPIO!

JÁ!

Que os nossos Governantes reconsiderem Valores e imponham Regras VIÁVEIS!

Que os nossos Governantes dêem Valor a quem o tem e saibam que para querer que se faça, há que dar o exemplo!

Que os nossos Governantes mostrem que há Autoridade e que esta Autoridade deve ser pedagogicamente exercida!

Só ASSIM poderá este POBRE PAÍS ressurgir das cinzas ferventes em que se encontra e recomeçar a ser PAÍS!

0 comments:

Newer Post Older Post Home